DAVID BECKHAM ENQUANTO CELEBRIDADE
Coisas e Coisas

DAVID BECKHAM ENQUANTO CELEBRIDADE



[texto baseado na leitura de capítulo de livro de Momin Rahman, publicado em 2006]

No seu livro Understanding celebrity, Graeme Turner (2004) fornece uma perspectiva compreensiva da vasta literatura sobre os temas da celebridade e da fama, dando um quadro geral de interesses, divididos entre o significado da explosão aparente da cultura das celebridades e a focagem nas próprias celebridades.

Dentro da literatura sobre o significado social da cultura da celebridade, Rahman percepciona dois temas centrais. Primeiro, a cultura da celebridade é uma manifestação do consumo globalizado de bens no capitalismo avançado; segundo, a sua função social como sistema de significados e valores suplantando recursos tradicionais para as identidades pessoal e social na cultura moderna tardia, incluindo estruturas como classe, género/sexualidade, etnicidade e nacionalidade.

Há um fascínio mediático em certas celebridades, caso de David Beckham. Dado o seu reconhecimento na Europa, Ásia, América Latina e África, Beckham é uma figura quantificável na cultura contemporânea global. Qualquer medida em celebridade e fama colocam-no no topo. Além de que publicações académicas recentes sobre ele analisam-no enquanto exemplo de celebridade e cultura desportiva, como Momin Rahman, para quem Beckham aparece como manifestação chave da interdependência complexa entre desporto e indústrias mediáticas globalizadas. A autora olha-o igualmente a partir da teoria da masculinidade como nexo central no "circuito cultural", o que faz as histórias relevantes, compreensivas e controversas [imagens retiradas de Wallpapergate.com].

G. Whannel (2002, Media sports stars: masculinities and moralities) sugere que Beckham é uma figura notável, quer por causa do estatuto de celebridade como jogador quer porque transgride a disciplina e a ética de trabalho associada aos desportistas, através do consumo sumptuário. Curiosamente, Beckham emerge durante o desenvolvimento da imprensa de estilo masculino no Reino Unido (1984-1990), em que se mostram homens muito sexualizados – estratégia representacional até aí aplicada apenas às mulheres.

Beckham é uma espécie de celebridade pós-moderna ou híbrida, aparecendo livre no contexto e significado de muitos grupos. O editor da revista GQ disse um dia que Beckham tinha um toque feminino mas era obviamente heterossexual. Esta dissonância chama a atenção para a reflexividade sobre a construção destas representações, aproximando-se da hiperrealidade que Baudrillard costuma ilustrar. Dyer, por seu lado, argumenta que as estrelas de cinema podem ser lidas como signos para versões específicas de individualidades, como classe, etnia e género/sexualidade. Para além da construção efectiva da masculinidade, há a incorporação de um interesse feminino na moda (estilo de cabelo, verniz nas unhas, apresentação em geral e a afirmação de ícone homossexual/objecto de desejo).

Para ser mais preciso, há uma construção de deferência para o estatuto profissional de Beckham e para a sua família, como celebridade de primeiro nível no Reino Unido. Deferência e respeito não apenas nas revistas que pagam para ter o privilégio de acesso mas também nos semanários mais orientados para os boatos. Ao respeito pela celebridade há também um sentido de ridículo, muitas vezes em publicações discretas e ainda dentro das mesmas revistas oudo mesmo artigo. O ridículo elimina as credenciais da celebridade em termos de extravagância e glamour, implicando a vulgaridade de ícone de moda, caso dos cortes de cabelo de Beckham, indo do rabo de cavalo ao estilo moicano (punk).

Leitura: Momin Rahman (2006). “Is straight the new queer? David Beckham and the dialectics of celebrity”. In P. David Marshall (ed.) The celebrity culture reader, pp. 223-227



loading...

- NÚmero Mais Recente Da Revista Jornalismo E Jornalistas
Destaco três temas no número mais recente da revista Jornalismo e Jornalistas (44, de Outubro/Dezembro): a longa conversa com Adelino Gomes e Paquete de Oliveira sobre as suas experiências como provedores do ouvinte e do telespectador, mantida por...

- Elementos Para Uma Cultura Da Celebridade
Diz Jessica Evans que a celebrização é o processo pelo qual alguém fica celebridade, é o processo em que se fabrica a celebridade, processo de um inegável significado social e político (2005: 12-13). Eis o grande tema de Evans – a celebrização...

- Celebridades
Um inquérito realizado pela revista Marketing indica que as celebridades mais queridas são homens, como Paul McCartney ou David Beckham, ao passo que as celebridades mais detestadas são mulheres, casos de Amy Winehouse ou Victoria Beckham. Estes...

-
COMO FOI VISTA A TELENOVELA CELEBRIDADE? Um grupo de alunos (Ana Camós, Miguel Pinheiro e Sónia Marques) estudou o modo como a telenovela Celebridade foi vista em Portugal [a novela foi exibida na SIC entre Dezembro de 2003 e Outubro de 2004]. Para...

-
ESTRELAS, CELEBRIDADES E PERSONALIDADES A mensagem de hoje contém dois elementos: o primeiro, a leitura de um livro de Nick Lacey; o segundo, um exercício. 1) Leitura - estrelas, celebridades e personalidades constituem um aspecto muito importante...



Coisas e Coisas








.