Coisas e Coisas


COMO FOI VISTA A TELENOVELA CELEBRIDADE?

Um grupo de alunos (Ana Camós, Miguel Pinheiro e Sónia Marques) estudou o modo como a telenovela Celebridade foi vista em Portugal [a novela foi exibida na SIC entre Dezembro de 2003 e Outubro de 2004]. Para isso, realizaram um inquérito com o objectivo de entenderem o tipo de público, as causas da preferência da novela e saberem opiniões sobre o tema, enredo e personagens.

celebridade.jpgA história, de Gilberto Braga,andou em torno de Maria Clara ((Malu Mader), produtora de artistas e espectáculos. No início da novela, ela sofrera um trauma (sequestro). Aterrorizada, passaria a questionar a fama. Clara era um mito para Laura, aventureira que quis seguir os seus passos; com a cumplicidade de Marcos, aproximou-se da empresária. A história andava em torno de uma sociedade de consumo da celebridade instantânea. Durante o percurso da novela, músicos e cantores famosos actuaram no designado "espaço fama", fazendo uma ponte entre a realidade (a música e os artistas) e a ficção (a história e as personagens).

Ana Camós, Miguel Pinheiro e Sónia Marques fizeram 60 inquéritos, repartidos igualmente por duas localidades - Lisboa e Landal (aldeia do concelho de Caldas da Rainha) - e por género. À pergunta inicial (costuma ver telenovela?) responderam afirmativamente 24 mulheres (80%) e 13 homens (43,3%), indicador curioso. Os homens têm, em regra, relutância em admitir que vêem um género televisivo "voltado para as mulheres".celebridade1.jpg

Uma das questões colocadas pelo grupo de estudantes foi a de que modo as novelas influenciavam a audiência. As mulheres reconheceram que elas actuam sobre o seu modo de falar e de vestir. Outra das questões colocadas (o que faziam para além de verem a novela) foi respondida assim: conversar com familiares, jantar, pintar as unhas (no caso das mulheres). Sobre as personagens, os homens acharam que as actrizes eram atraentes fisicamente e as mulheres justificaram a sua preferência na diversificação de carácteres. No Landal, os jovens investigadores descobriram que a audiência teve alguma dificuldade em dissociar actores e personagens, entre ficção e realidade.

O grupo concluiu três dados principais: 1) no Landal, tanto homens e mulheres vêem mais novelas que em Lisboa, 2) os homens vêem mais novela na aldeia que em Lisboa, porque ali há apenas um televisor no lar, em média, 3) as mulheres viram mais a novela Celebridade em Lisboa que no Landal, o que significa que as mulheres das Caldas da Rainha preferem ver novelas de produção portuguesa.



loading...

- Pergunta Sobre O Final De Uma Telenovela
A 22 de Janeiro de 2005, escrevia aqui sobre a telenovela Celebridade, que acabara pouco antes e fora analisada por um grupo de estudantes. Através de uma pesquisa pelo Google, chegam ao meu blogue e perguntam: "A novela celebridade está passando...

- A Telenovela Segundo VerÓnica Policarpo
[roteiro da minha aula de hoje de Públicos e Audiências] A perspectiva de Verónica Policarpo - no livro Viver a telenovela. Um estudo sobre a recepção, a apresentar hoje ao fim da tarde na Universidade Católica - constata-se logo nas primeiras...

-
COMO SE RECEPCIONA UMA TELENOVELA Escrevi aqui sobre a tese de mestrado de Ana Catarina Valdigem, a 13 de Julho do ano passado. Agora, ela falou do seu trabalho em seminário organizado pela UCP. Tema: Metodologias de pesquisa de recepção: usos da telenovela...

-
TELENOVELA ALEMÃ Há dias, referi aqui no blogue a existência de novelas holandesas. Hoje, cabe a vez de destacar o início da primeira telenovela produzida na Alemanha, Bianca, no canal público ZDF – segundo notícias publicadas nos jornais. A narrativa...

-
TELENOVELAS, RECEPÇÃO E INDÚSTRIAS CULTURAIS Defendida em 2001 na Universidade de Coimbra, a tese de mestrado de Verónica Policarpo – Telenovela brasileira: apropriação, género e trajectória familiar – é um estudo sobre a telenovela como...



Coisas e Coisas








.