Coisas e Coisas
CADEIA DE VALOR
O conceito foi inicialmente definido por Michael Porter e aplicado às actividades económicas e empresariais. Explica, de modo linear, cada actividade dentro da criação de valor de um bem, produto ou serviço, construindo um "valor" (uma rentabilidade) que supera o custo de fornecimento desse bem, produto ou serviço - ou uma sua parcela -, gerando uma margem de sucesso ou lucro. Ao dividir a elaboração de um bem, produto ou serviço por etapas, o custo e o lucro de cada etapa repercute-se na etapa seguinte. Pela análise do valor em cada etapa compara-se a produção de várias empresas, com elaboração de vantagens competitivas.
John Hartley aplicou o conceito às indústrias culturais e criativas. A economia das três últimas décadas operou uma separação entre produção de massa e de grande escala e produção distinta e de série pequena. Contudo, a cadeia de valor explica ainda melhor o essencial da mudança produtiva: as actividades ao serem separadas em etapas permitem subcontratar empresas com mais conhecimento e especialização, organizando redes complexas de relações e de interdependências.
Na sequência, Andy C. Pratt considera desadequado o conceito de cadeia e prefere o de rede, mais orgânico e de funcionamento dinâmico.
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IndÚstrias Culturais Em Seis Pontos
(Ideias a reflectir e a desenvolver) 1. Modelo editorial (stock, catálogo) versus modelo de fluxo (produção contínua e de duração efémera), 2. Fileira (um produto cultural, vários suportes tecnológicos) (além de produtos complementares e de...
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Criatividade
Andy C. Pratt encara-a como conceito essencial na produção cultural. Para ele, a criatividade reside num ciclo de quatro fases: ideia, execução, distribuição e consumo. A criatividade resulta da relação entre indivíduo e meio ambiente, relevando...
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DimensÃo Das IndÚstrias Criativas
Desde 2001 que o DCMS (Department for Culture Media and Sport) - estrutura pertencente ao governo inglês - produz estimativas anuais quanto à dimensão das indústrias criativas na economia do Reino Unido. O DCMS usa dados do Instituto Nacional de...
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ARTES CRIATIVAS (III) [conclusão dos posts publicados nos dias 4 e 7 de Fevereiro] Andy C. Pratt (2004), na sua pesquisa, parte do texto Creative Industries Mapping Document 1998, em que o sucesso das indústrias culturais [aqui há a assunção do conceito...
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CADEIA DE VALOR DO AUDIOVISUAL
Fiz aqui, no dia 17, referência ao último número da revista Observatório, do Obercom, dedicado ao tema em título. Trata-se de um importante documento de trabalho, a estudar e discutir nos espaços específicos, nomeadamente...
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