A MULHER SEM CABEÇA
Coisas e Coisas

A MULHER SEM CABEÇA


Não se sabe se Verónica (Vero) atropela um cão ou um homem. Nos dias seguintes, ela está estranha, não se recorda de nada, que tem duas filhas, que é médica. A passagem por uma noite num hotel não é confirmada tempos depois.

Escreve o crítico de cinema do Público, Vasco Câmara: "Como o espectador de um filme que não entende". Por instantes, apeteceu-me ir embora. Depois do atropelamento, a câmara fixa-se no rosto de María Onetto, a actriz que faz de Vero. Parece que não se passa nada, além do ruído do embate. A sequência no hospital, a cena anterior de uma festa com mulheres e crianças, as crianças indígenas brincando à face da estrada levam-nos lentamente a perceber, a imaginar o que terá acontecido. Quando o marido aparece com um animal morto, parece um homem quase primitivo, um marginal. Só lentamente nos apercebemos do seu estatuto (médico), das relações sociais.

Mulher sem Cabeça, filme da argentina Lucrecia Martel, leva-nos aos "insondáveis labirintos da percepção" (Vasco Câmara). Vale a pena ver o filme e ler a entrevista à realizadora no Ípsilon de sexta-feira passada.



loading...

- A Separação
O divórcio entre Nader (Peyman Moaadi) e a sua mulher Simin (Leila Hatami) foi difícil de obter. O juíz não compreendia as razões da mulher. Simin queria sair do Irão porque precisava de liberdade para investigar e viver. Ele opôs-se, assim como...

- Filme De João Canijo Em Dvd
A edição do filme de João Canijo <em>Sangue do meu sangue</em> com as duas versões em termos de duração (140 e 190 minutos), extras (caso de “As Senhoras do Padre Cruz”), parte do trabalho de preparação do filme e o documentário...

- Cinema Que Parece Cinema
Alain Resnais nasceu em 1922 e o seu mais recente filme é Ervas Daninhas (2009), um manifesto muito modernista do cinema. A história é, aparentemente, simples: um homem de mais de 50 anos (André Dussollier) encontra uma carteira que pertence...

- Emigrantes
Saturei o original, procurando eliminar as carências da imagem. A profundidade de campo da imagem, a partir da teleobjectiva, ficou muito estreita: quase que só foquei o rádio que o homem protege sobre as pernas, certamente o seu bem mais precioso....

- Cinema Em Teresa Mendes Flores
Cinema e experiência moderna, de Teresa Mendes Flores, foi inicialmente uma tese de mestrado. Docente na Escola Superior de Comunicação Social e bolseira de doutoramento, a autora abarca duas ideias centrais: a imagem-movimento de Deleuze e o impacto...



Coisas e Coisas








.