Coisas e Coisas


PERSPECTIVAS DIFERENTES OU COMPLEMENTARES ÀS MINHAS (III)

vooborboleta.jpgAnteontem, escrevi um postal com o título A vitória da TVI na guerra das audiências, que mereceu alguns comentários (e que agradeço muito).

Agora, ao ler o recente livro de Reginaldo Rodrigues de Almeida, O voo da borboleta - crónicas da sociedade da informação, encontro uma posição distinta da assumida por mim ao olhar a TVI, e não hesito em a transcrever: "Há alguns anos a produção portuguesa de telenovelas sofreu uma reviravolta e [...] a TVI destaca-se como o canal que acolhe a produção nacional de maiores sucessos. Porquê? Os guiões evoluiram para situações próximas da realidade portuguesa, onde o dia a dia de uma família de Copacabana, a ter lugar, consegue-o como mero acessório na acção. Buscam-se cenários como Coimbra, Évora, Setúbal, Lagos, cidades normais do nosso país, e faz-se a acção decorrer de realidades exequíveis naquelas localidades, mas com vivências sociais de todos nós: a problemática da deficiência física, nomeadamente dos cegos, o uso de drogas e a maternidade na adolescência (Morangos com açúcar) ou os conflitos de gerações" (p. 3).

Comentário meu, fora da leitura do livro: claro que eu gostaria de saber mais pormenores sobre o sucesso do canal, como decorrem, por exemplo, as negociações para feitura e produção dos programas. Sabemos apenas do empenho do director-geral na passagem de uma cena no primeiro Big Brother, que despoletou a curiosidade pública e serviu de âncora para fixação dos espectadores no reality-show. Sabemos que aquele programa usou câmaras fixas, como um autêntico panóptico, mas não sabemos a razão porque o programa a 11 de Setembro de 2001 não foi emitido (primeiro, por causa dos acontecimentos trágicos nos Estados Unidos e,depois, porque um dos "residentes" indicara, apesar de isolado do mundo, a ocorrência próxima de uma guerra, mesmo naquele dia, o que deixou a produção incapaz de reagir). Também não sabemos que a criação da banda D'ZRT na série de Morangos com açúcar resultou de uma conversa da produção à volta de uma mesa (tipo: e se criássemos uma banda para "animar" a série?), ou como a moda juvenil daquele programa foi percepcionada pela produção após os espectadores a terem acolhido espontaneamente.

Leitura (em progresso): Reginaldo Rodrigues de Almeida (2005). O voo da borboleta - crónicas da sociedade da informação. Lisboa: MediaXXI



loading...

-
VOLTANDO À SÉRIE MORANGOS COM AÇÚCAR Claro que o Cristiano, que eu falava na última entrada, não é o futebolista mas um dos rapazes da série, por quem (pelo menos) uma das personagens está apaixonada. A nova série, para além do uso mais intenso...

-
"MORANGOS COM AÇÚCAR" NO NOTÍCIAS MAGAZINE DE HOJE A razão do texto prende-se com o recente casting para uma nova série dos Morangos com açúcar, a popular novela para jovens que passa há três anos na TVI. Aliás, o tema vem na capa da Notícias...

-
MORANGOS COM AÇÚCAR Retiro, do blogue Palavras soltas, de Marta Amado, o seguinte texto, publicado em 26 deste mês, sobre a novela para adolescentes da TVI: Os Morangos com Açúcar continuam a fazer furor no panorama da televisão em Portugal. Este...

-
TELENOVELAS E PROGRAMAÇÃO – O QUE ALTEROU COM O FORMATO VINDO DO BRASIL [Texto inicialmente publicado na revista MediaXXI, nº 74, de Fevereiro/Março de 2004. Continuação da mensagem de ontem] Entretanto, assistira-se a um novo estilo de televisão...

-
DEZ ANOS DE HISTÓRIA DA SIC (1992-2002). O QUE MUDOU NO PANORAMA AUDIOVISUAL PORTUGUÊS - III PARTE [Texto inicialmente publicado na revista Observatório, nº 6, de Novembro de 2002, e aqui reproduzido com pequenas alterações em mensagens já colocadas...



Coisas e Coisas








.