Natureza-morta é um gênero de pintura em que se representam seres inanimados, como frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos.
No século XVII a natureza-morta era considerada de menor importância (em relação às pinturas históricas, mitológicas e religiosas) e tinha um menor preço no mercado. Era vista como pintura apenas decorativa e, mesmo nos lares dos Países Baixos os mais humildes, ocupava um lugar de menor importância
É somente em meados do século XVI que a natureza-morta emerge como gênero artístico independente em obras de pintores como Pieter Aertsen (1507 ou 1508 - 1575) e Jacopo Bassano (ca.1510 - 1592), que articulam os temas religiosos à vida quotidiana e às cenas de género. As composições simbólicas e grotescas de Giuseppe Arcimboldo (ca.1527 - 1593) - com frutas, animais e objectos compondo figuras - alimentam o desenvolvimento da natureza-morta no período
No século XIX, os impressionistas, ainda que afeitos às paisagens ao ar livre, vão realizar naturezas-mortas, mas é com Paul Cézanne (1839-1906) que o género ganha novas dimensões, imortalizado pelas composições com maçãs executadas a partir de 1870.
natureza morta tem também uma grande importância no cubismo sendo os seus principais representantes, Picasso (1881-1973), George Braque (1882-1963) e Juan Gris (1887-1927).
Henri Matisse (1869-1954), Chäim Soutine (1893 - 1943), Pierre Bonnard (1867 - 1947), entre outros fizeram também as suas incursões por este género de pintura.
A natureza morta continua a ter o seu papel na pintura