INDÚSTRIA CULTURAL
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INDÚSTRIA CULTURAL


Em artigo publicado ontem no blogue 5dias.net, Luís Rainha escreveu sobre Arte, Indústria & Cultura, cujo tema nuclear são as indústrias culturais.

Luís Rainha anota: "Sobretudo graças a Bernard Miège, no final da década de 90, a noção diabolizada de «Indústria da Cultura» viu-se matizada e ampliada, até se transformar na expressão hoje corrente: «Indústrias Culturais». Como esclarece Hesmondhalgh, o plural não é inocente nem acidental: assinala o reconhecimento da complexidade deste sector, que acolhe instituições de carizes muito diverso entre si, enquanto nega o carácter essencialmente maligno da massificação da cultura". Depois, explica que a(s) indústria(s) cultural(ais) passa(m) "assim a ser, mais que um meio, um fim – rentável, partilhável e multiplicável: em bens culturais e simbólicos, serviços noticiosos, entretenimento, toda uma indústria à escala planetária". E acaba por considerar as indústrias culturais como subproduto do choque petrolífero de 1973.

Sim, Horkheimer e Adorno enganaram-se, ao dizerem que não gostavam ou compreendiam o cinema e o jazz. Mas consegue-se compreender o porquê da negação à cultura de massa(s) naquele momento e a lenta alteração desse pensamento, lendo, por exemplo, Sobre a Indústria da Cultura (organização e prefácio de António Sousa Ribeiro, Angelus Novus, 2003).

O autor mais radical que conheço sobre Adorno, Heinz Steinert, sobre o texto fundador do conceito indústria cultural diz claramente que ele não é nada equilibrado (Culture industry, 2003: 21). Mas situa o texto no contexto: Adorno estudara música com Alban Berg, em 1925 e em Viena, então um dos centros intelectuais do mundo, e esteve junto com Schoenberg e Webern, os expoentes máximos da música da sua época. Logo, não pertencia à ultrapassada cultura do século XIX, como o post de Luís Rainha pretende assimilar Adorno. Então Adorno usava três termos para descrever a música da "indústria cultural" - música comum (use-music), música ligeira, jazz - o que ilustra a complexidade do seu pensamento. No ensaio On the Social Situation of Music (1932), Adorno não empregou o termo "indústria cultural" mas "industrialização da produção" para se referir à opereta de Viena e, depois, às fábricas do filme sonoro com a sua divisão capitalista de trabalho, continua Steinert (p. 23).

Convém lembrar que o uso inicial de "indústria cultural" permitiu distinguir cultura popular de cultura de massa(s), modo subtil de introduzir complexidade e criar um filão rico no pensamento da sociologia e da filosofia ocidentais.

O problema que vejo em textos como o de Luís Rainha é o de um quadro ideológico com tendência habitual a críticas a conceitos e autores deixando pistas confusas quanto a valores correctos e conclusões. Pode não ser a intenção do autor, mas o seu texto incorre no efeito soundbite aplicável à peça do noticiário televisivo e que se pode transpor para o meio dos blogues: argumento rápido e com recurso a palavras simples e de ordem, nada de minudências ou complexidades.



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- IndÚstria Cultural Em Heinz Steinert
O conceito de indústria cultural em Adorno e Horkheimer aparece na forma de singular, referindo-se à produção de coisas como o princípio de uma forma específica de produção cultural (Steinert, 2003: 9). A cultura subordina-se à forma de mercadoria....

- Sobre IndÚstria Cultural
Horkheimer e Adorno usaram o termo indústria cultural em dois sentidos: 1) refere a produção de coisas como o princípio de uma forma específica de produção cultural, em que a produção cultural de coisas ou mercadorias contrasta com a ideia burguesa...

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Adorno e Horkheimer usaram o conceito indústria cultural pela primeira vez em 1947. Quarenta anos depois, Adorno revisitava o conceito ("A indústria cultural", 1968, impresso no livro coordenado por Gabriel Cohn Comunicação e indústria cultural,...

- Notas Para Uma Aula De Teoria Da ComunicaÇÃo (10)
Na Dialéctica do Esclarecimento (1985), Adorno ("A indústria cultural") escreve que, na cultura contemporânea, tudo tem um ar de semelhança. Cinema, rádio e revistas constituem um sistema: "Cada sector é coerente em si mesmo e todos o são no conjunto"....

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AFINAL, MAIS AINDA SOBRE A CULTURA DA INDÚSTRIA Uma citação apenas: "Onde Benjamin via poder democratizador, nomeadamente pela tendencial universalização do acesso à produção cultural, vê Adorno apenas uma mais eficaz integração na lógica...



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