Coisas e Coisas
Estudo de pensadores 2 -- Anaximandro de Mileto
(609/610 a.C. - c. 547 a.C.) Filósofo Pré-Socrático
Discípulo de Tales. Introduziu o uso do relógio solar e parece ter sido o pai da astronomia grega. Apesar disso, considerava que a terra era cilíndrica e circundada por várias rodas cósmicas cheias de fogo.
Do link da wikipedia: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anaximandro)
Acredita que o princípio de tudo é algo
infinito chamado ápeiron. Diz que
o mundo é constituído de contrários, "Por isso, o mundo surge de duas grandes injustiças: primeiro, da cisão dos opostos que 'fere' a unidade do princípio; segundo, da
luta entre os princípios onde sempre um deles quer tomar o lugar do outro para poder existir."
Em seu livro - Física, o pensador Simplício nos relata: “Dentre os que afirmam que há um só princípio, móvel e ilimitado, Anaximandro (...) disse que o a-peiron (ilimitado) era o princípio e o elemento das coisas existentes. Foi o primeiro a introduzir o termo
princípio. Diz que este não é a água nem algum dos chamados elementos, mas alguma natureza diferente, ilimitada, e dela nascem os céus e os mundos neles contidos (...) É manifesto que, observando a transformação recíproca dos quatro elementos, não achou apropriado fixar um destes como substrato, mas algo diferente, fora estes. Não atribui então a geração ao elemento em mudança, mas à separação dos contrários por causa do eterno movimento.”
Para Anaximandro, o Universo era eterno e infinito. Um número infinito de mundos existiram antes do nosso. Após sua existência, eles se dissolveram na matéria primordial (o a-peiron) e posteriormente outros mundos tornaram a nascer.
Anaximandro, contudo, não acreditava em nenhum deus, para ele todos os ciclos de criação, evolução e destruição eram
fenômenos naturais, que ocorriam a partir do ponto em que a matéria abandonava e se separava do a-peiron. O a-peiron era a realidade primordial e final de todas as coisas e, consequentemente, continha toda a
natureza do divino em si próprio.
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Diz-se que algumas das idéias de Anaximandro são muito semelhantes a opiniões e teorias da Física atual. Ora, o que dizer a quem acredita nisso? Será que alguém realmente pensa que o filósofo grego tinha algum tipo de
premonição sobre a natureza do universo ou que ele poderia adivinhar
magicamente os avanços da ciência dois milênios mais tarde?
Os filósofos gregos tentam entender o mundo criando alguns mitos e premissas abrangentes que, se
interpretadas à luz das evidências atuais, podem levar o interpretador a pensar que o filósofo de alguma forma "previra" algo, hipótese
absurda para o racionalista.
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