Coisas e Coisas
THE CLOCK
Anteontem vi (a) Judy Garland. Muito bonita, ela foi(-me) apresentada por João Bénard da Costa. Era o começo do ciclo
Uma viagem a Nova Iorque, na Cinemateca Portuguesa.
No filme The Clock (A hora da saudade, 1945), Judy Garland (1922-1969) contracena com Robert Walker, em filme de Vincente Minnelli (1913-1986). A história é um conto de fadas: um soldado (Joe Allen), com licença de 48 horas, chega a Nova Iorque. Encontra uma rapariga, secretária num escritório (Alice Mayberry), e apaixona-se por ela, acabando por casar.
O filme recria locais paradigmáticos de Nova Iorque, em especial a velha Penn Station, que serve de pano de fundo para a paixão. Não há uma só cena natural da cidade; toda a Nova Iorque que se vê no filme foi reconstruída em estúdio.
Há planos lindíssimos - com longos diálogos que servem para os dois se conhecerem melhor - no museu, no jardim zoológico, no metropolitano, no restaurante, no carro do leiteiro, num bar nocturno, em casa do leiteiro, no longo travelling do autocarro, na igreja. Destaco a conversa no museu, na base de uma estátua egipcia, em que Alice (Judy Garland) descalça os sapatos e olha longamente o recém-conhecido. Quando passa um vigilante do museu, descem educadamente da base, mas voltam ao seu local de conversa após aquele se afastar. Um objecto serve de troca e de senha nos encontros e desencontros dos dois: um isqueiro.
João Bénard da Costa chama a atenção para a “assombrosa sequência do casamento” e o desapontamento após uma longa correria. Para o director da Cinemateca, “
este filme – seguramente um dos mais belos filmes de todos os tempos”, o primeiro não-musical de Minnelli, assenta no “encontro de dois actores igualmente mágicos”.
Três semanas após a estreia do filme, Judy Garland e Vincente Minnelli casavam-se, união que durou seis anos e de que nasceu uma filha, Lizza. A separação do casal marcava já a lenta decomposição moral e física de Judy Garland, a qual se desligaria da MGM em 1951. Vincente Minnelli, apontado como um modernista
queer que criou homens delicados nos seus filmes, escondia a sua identidade homossexual, apesar de casado por quatro vezes. A ligação a Judy Garland valeu a esta ter sido injustamente apropriada pela iconografia homossexual, apesar de ela sempre se mostrar muito feminina [John Fiske (2003). "Understanding popular culture". In Will Brooker e Deborah Jermyn (eds.)
The audience studies reader. Londres e Nova Iorque: Routledge].
O ciclo
Uma viagem a Nova Iorque, na Cinemateca Portuguesa, prolongar-se-á durante o mês de Setembro, dando ênfase a musicais e à temática Nova Iorque. Das fitas que passam no edifício da rua Barata Salgueiro destaco:
Breakfast at Tiffanny's (
Boneca de luxo, de 1961), de Blake Edwards, com Audrey Hepburn,
The docks of New York, de Josef von Sternberg (de 1928),
The godfather (
O padrinho, de 1972), de Francis Ford Coppola, com Marlon Brando e Al Pacino,
West Side Story (
Amor sem barreiras, de 1961), de Robert Wise e Jerome Robbins, com Natalie Wood [sou um fã incondicionável dela],
Manhattan, de Woody Allen (de 1979), e dois filmes de Martin Scorcese (
Taxi driver, de 1976), com Robert de Niro e Jodie Foster, e
New York, New York, de 1977), com Robert de Niro e Lizza Minnelli.
Cada sessão do ciclo custa apenas €2,5. Imperdível.
loading...
-
A Morte De JoÃo BÉnard Da Costa
Membro da direcção desde 1980 e Director desde 1991, João Bénard da Costa confunde-se com a história da Cinemateca e do cinema em Portugal. Intelectual empenhado e activo em revistas e movimentos, historiador, escritor, programador, cinéfilos e...
-
Um Filme Num Fim De Tarde Chuvoso
Vi o filme Australia, com Nicole Kidman e Hugh Jackman. O filme não me entusiasmou muito; o que me preocupou foi a família ao lado que sujou cadeiras e chão a comer pipocas (até ao intervalo comeram e ruminaram de um grande balde de plástico, lembrando...
-
NOVA IORQUE EM TRIBUNAL, PELO DIREITO A FILMAR EM PÚBLICO De acordo com uma notícia de hoje na newsletter do European Journalism Centre, Rakesh Sharma, um cineasta indiano que já ganhou prémios na área do documentário, levou a cidade de Nova Iorque...
-
EL PAIS
Para quem morar no norte de Portugal e gostar da cidade galega A Coruña, há uma exposição de fotografia a não perder: a colecção de George Eastman House, de Nova Iorque. São 240 fotografias do fundo fotográfico daquela colecção (mais...
-
LIVROS SOBRE AUDIÊNCIAS
Já se encontram à disposição de todos, na Biblioteca João Paulo II da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), as seguintes obras sobre audiências (para apoio às aulas de Públicos e Audiências e para alunos de outras...
Coisas e Coisas