Coisas e Coisas
A MINHA AGENDA HOJEA) 14:30 - Tese sobre mercados de televisão. Luís Oliveira Martins defende a sua tese de mestrado
Mercados televisivos europeus: causas e efeitos das novas formas de organização empresarial, na Universidade Católica Portuguesa. Arguente: Manuel Pinto (Universidade do Minho). Faço parte do júri.
B) 18:30 - Início do módulo Novas tecnologias e indústrias culturais no mestrado de Ciências da Comunicação, na mesma universidade.
Programa1) Teoria das indústrias culturais. Cultura e indústrias culturais. Definições de cultura e indústria cultural. O conceito de reprodutibilidade técnica.
2) Determinismo tecnológico. Tecnologia, multimedia e cibercultura. A tecnologia como extensão das capacidades humanas e o sublime tecnológico.
3) Globalização económica e cultural. A sociedade em rede. Cadeia de valor e indústrias criativas. Concentração mediática e de produção e distribuição cultural. Trabalho cultural e profissões.
4) Actividades criativas, produtivas e comerciais. Indústrias culturais editoriais e de fluxo. Os dois modelos – lógica editorial das mercadorias culturais (disco, cinema e livro) e lógica da produção de fluxo (imprensa, rádio, televisão, internet).
5) Indústrias culturais, convergência e digitalização. Economia e estruturas. Novos formatos e conteúdos tecnológicos (e-books, e-learning, jogos vídeo, blogues, jornalismo em linha, arquivos digitais de televisão). A arte digital.
Leiturasa) Gerais
* Hesmondhalgh, David (2002).
The cultural industries. Londres, Thousand Oaks e Nova Deli: Sage - introdução
* Hartley, John (ed.) (2005).
Creative industries. Malden, MA, Oxford e Victoria: Blackwell
* Tay, Jinna (2005). “Creative cities”. In John Hartley (ed.)
Creative industries. Malden, MA, Oxford e Victoria: Blackwell
b) Leituras de grupo
1) * Scott, Allen J. (2005).
On Hollywood. The place, the industry. Princeton and Oxford: Princeton University Press – cap. 1, cap. 6
2) * Scott, Allen J. (2005).
On Hollywood. The place, the industry. Princeton and Oxford: Princeton University Press – cap. 9
* Caves, Richard (2000).
Creative industries. Cambridge, MA, e Londres: Harvard University Press – cap. 1
3) * Caves, Richard (2000).
Creative industries. Cambridge, MA, e Londres: Harvard University Press – cap. 3, cap. 9
4) * Power, Dominic, e Allen J. Scott (eds.) (2004)
Cultural industries and the production of culture. Londres e Nova Iorque: Routledge – cap. 4, cap. 11
5) * Power, Dominic, e Allen J. Scott (eds.) (2004)
Cultural industries and the production of culture. Londres e Nova Iorque: Routledge – cap. 7
* Jones, Mike (2003). “The music industry as workplace”. No livro de Andrew Beck (ed.)
Cultural work. Understanding the cultural industries. Londres e Nova Iorque: Routledge – cap. 8
6) * Murphie, Andrew, e John Potts (2003).
Culture & technology. Nova Iorque: Palgrave – cap. 3
Livros a usar com maior frequência no módulo Referências1) Hartley, John (ed.) (2005).
Creative industries. Malden, MA, Oxford e Victoria: Blackwell
2) Hesmondhalgh, David (2002).
The cultural industries. Londres, Thousand Oaks e Nova Deli: Sage
3) Murphie, Andrew, e John Potts (2003).
Culture & technology. Nova Iorque: Palgrave
4) Power, Dominic, e Allen J. Scott (eds.) (2004)
Cultural industries and the production of culture. Londres e Nova Iorque: Routledge
5) Scott, Allen J. (2005).
On Hollywood. The place, the industry. Princeton and Oxford: Princeton University Press
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