Coisas e Coisas
O MERCADO DE CONSOLAS E VIDEOJOGOS SEGUNDO O ANUÁRIO DO OBERCOMSegundo o
AnuárioComunicação do Obercom, cerca de 1,7 milhões de indivíduos residem em lares equipados com consolas de videojogos (2005: 245) [o número terá baixado um pouco se comparado com 2003, quando se contavam 1,8 milhões]. Em termos de títulos, houve uma quebra de 2122 em 2003 para 1516 no ano transacto, com uma maioria acentuada destinada a público infantil (maiores de quatro anos): 612. Acção, condução e estratégia são as principais áreas de desenvolvimento dos jogos (Obercom, 2005: 268), embora puzzles e desporto sejam outras áreas de grande procura.
Dos valores internacionais, e que permitiriam fazer comparações entre países, a base de dados - Observatório Europeu do Audiovisual - não distingue Espanha e Portugal. Tal deve-se a critérios de associação geográfica de mercados (por exemplo: Áustria/Suíça e Dinamarca/Finlândia/Noruega/Suécia) por parte da entidade recolectora de dados. No caso da receita de vendas de hardware de consolas, a Sony Playstation 2 recolhe o favoritismo de compradores face a outros sistemas: só o mercado inglês (€364,9 milhões) supera o mercado ibérico (€258,4 milhões), isto em números de 2003. Já quanto a vendas de software de consolas, a Sony Playstation 2 lidera também, mas as compras no mercado ibérico vêm em terceiro lugar a seguir ao Reino Unido e Alemanha.
Há um dado que vale a pena meditar, o dos títulos por plataforma/sistema e país. Fiquemo-nos nos jogos para PC e para Playstation 2. Em 2004, Portugal registou a produção de três títulos em jogos para PC (contra 217 no Reino Unido, 77 dos estados Unidos, 64 de França e 22 de Espanha) e nenhum para Playstation 2 (produção de longe liderada pelo Reino Unido, com 354 jogos) (Obercom, 2005: 265).
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