Coisas e Coisas
Lei proibirá games ´ofensivos´ no Brasil
Cena de Rapelay: até onde vai a proteção ao consumidor e quando começa a censura?
Uma comissão no Senado aprovou uma proposta de lei que tornará crime vender, importar e distribuir jogos considerados ofensivos ´aos costumes e tradições´ brasileiros.
O projeto foi escrito pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e equipara vender jogos violentos ou que contenham conteúdo ofensivo ao crime de preconceito, cuja pena varia de um a três anos de prisão.
Segundo Raupp, ocorre no Brasil a venda de diversos games que ofendem grupos étnicos ou determinadas religiões, o que será proibido se seu projeto entrar em vigor.
Um exemplo de jogo que seria proibido é o japonês RapeLay, em que o jogador é incentivado a atacar mulheres e estuprá-las. O game gerou grande controvérsia no país onde foi criado e teve sua fabricação proibida.
Para virar lei, o texto de Raupp, recém aprovado na Comissão de Educação do Senado, deve obter aprovação no plenário do Senado, da Câmara e sanção do Executivo.
Uma das críticas ao projeto é a forma genérica como ele define os jogos proibidos. Ao vetar jogos que ofendam os “costumes e às tradições dos povos” o texto legal pode abrir brecha para que juízes mais conservadores proíbam jogos eletrônicos de modo subjetivo.
Em janeiro de 2008, por exemplo, a Justiça de Minas Gerais proibiu a venda em todo o país dos games Counter Strike e EverQuest, considerados excessivamente violentos. Na ocasião, o juiz recorreu ao Código de Defesa do Consumidor para amparar sua decisão.
Não há no Brasil uma lei específica que diga claramente quais são os limites aceitáveis para jogos eletrônicos. [Fonte: Info Abril]
loading...
-
Vi SeminÁrio De Jogos ElectrÓnicos
Chamada de Trabalhos – VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Período: 6 e 7 de Maio de 2010. Local: UNEB – Salvador. "A chamada de trabalhos para o VI Seminário será divulgada...
-
REGULAÇÃO NA TELEVISÃO BRASILEIRA
Também no Brasil se discute presentemente a melhor adequação da programação aos horários de emissão. Segundo a Folha de São Paulo, do dia 18 deste mês e em texto assinado por Daniel Castro, Governo e Ministério...
-
Eua Apontam Os Dez Games Mais Violentos
Membros de gangues cortando a garganta de seus rivais e batendo em strippers. Jogadores de futebol tomando esteróides e celebrando vitórias de jogos com prostitutas.
Essas imagens aparecem em dez videogames que um organismo regulador de mída gostaria...
-
Jogadores Chineses Gastaram Us$ 1,7 Bilhão Em Games Online Em 2007
O mercado de jogos multiplayer online em larga escala, os MMO, é extremamente lucrativo, principalmente no hemisfério oriental: durante o ano de 2007 os jogadores chineses gastaram US$ 1,7 bilhão neste gênero de games.
O número, obtido pela firma...
-
Alta Definição Em Games Gera Preocupação Com Violência
A era dos videogames de alta definição, em que o virtual e o real são quase confundidos, tem gerado mais preocupação entre aqueles que acreditam que jogos violentos infuenciam o comportamento de jogadores mais jovens.
Por exemplo, 15 anos depois...
Coisas e Coisas