Coisas e Coisas
ESFERA PÚBLICA
Recuperei agora um texto de Michael Schudson (1995) enquanto preparava uma aula sobre o espaço público, onde ele critica Jurgen Habermas.
O professor californiano, com base em críticas que dizem haver um número reduzido de americanos que votam e um número reduzido de pessoas que demonstra interesse activo pelas questões políticas, estuda o declínio da esfera pública [imagem retirada do sítio UCSD Communication]. E parte de três pressupostos:
1) tem diminuído a seriedade dos media, caso da televisão,
2) está a enfraquecer o poder dos partidos políticos enquanto principal agente mobilizador de interesse dos cidadãos pela política,
3) existem notas cada vez mais baixas dos estudantes americanos, a par da erosão dos níveis académicos e da sedução da sociedade de consumo.
Schudson, para quem a percentagem de eleitores tem sido tão baixa agora como em 1790-1820, nos anos de 18920 e mesmo nas idealizadas assembleias de cidade da Nova Inglaterra dos séculos XVII e XVIII, considera a esfera pública não como um espaço propriamente dito, mas como conjunto de actividades que constituem a auto-reflexão e o auto-governo numa sociedade democrática (1995: 150). Aí, as pessoas discutem, deliberam e decidem questões políticas. No moderno Estado-Nação, essa discussão-deliberação-decisão é realizada através de processos em que os eleitos tomam decisões por elas.
A sociedade civil entende-se como constituída por todas as instituições intermédias entre o Estado e as pessoas privadas – igreja, media, partidos políticos, associações. Mas há exclusões não implícitas na esfera pública habermasiana: judeus, católicos nos países protestantes, cristãos nos países muçulmanos, crianças.
Dos principais textos de Schudson destacam-se
Discovering the news (1978),
The power of news (1995) e
The sociology of news (2003).
Leitura: Michael Schudson (1995) “A esfera pública e os seus problemas. Reintroduzir a questão do Estado”.
Revista de Comunicação e Linguagens, 21-22: 149-166
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